Feliz Dia dos Namorados


Gifs-animados.net

terça-feira, 12 de junho de 2012

Reflexão vídeo de Pedro Demo


Nesta entrevista Pedro Demo falou bastante sobre o desafio das aprendizagens nas escolas, onde o professor é a chave central.

Segundo ele, o aluno aprende bem se o professor aprender bem também. O professor recebe muitas críticas, porém temos que pensar que sem ele não fazemos nada de importante.

Nos dias de hoje o centro das questões é o aluno, a peça chave é o professor e este tem que pesquisar para que seus alunos aprendam também.

Se o professor não produz, não tem como questionar seus alunos. Nós temos que cuidar do professor, a fim de colocarmos ele para cima para o top.

Cabe ao professor ter liberdade para fazer o seu trabalho, ser autônomo, pesquisar, estudar para depois ensinar seus alunos a serem críticos, autônomos e pesquisadores.

Quem não pesquisa não tem nada a ensinar, pois sabemos que o professor que não inova seus conhecimentos, que não pesquisa, que não estuda, fica dando aula somente por dar, não tem sua própria produção, sua própria proposta e não tem naturalidade para com o próprio.

É preciso que o professor leia mais, corra atrás do novo, para que ele possa ser mais valorizado, para que seu fardo se torne um pouco mais leve. Precisa voltar a estudar!

Pedro Demo diz também que a internet é uma grande ferramenta de estudos, pois podemos pesquisar, e cita a “Wiquipédia” como uma plataforma de pesquisa de grande reconhecimento.

Ele deixa uma frase para reflexão em sua entrevista sendo: “As crianças precisam estudar bem e os professores também”.

Concordo plenamente com as colocações produtivas de Paulo Demo, pois ser professor é fácil, mas ensinar é muito difícil, pois como podemos cobrar algo de nossos alunos se nós mesmos não somos o exemplo?

Cabe ao professor estar sempre inovando, buscando novos conhecimentos, pois os estudos estão cada vez mais avançados, porém o educador que não busca, fica atrasado, não tem argumentos.

Temos em nossas mãos o futuro, pois temos que ensiná-los para a vida, para serem autônomos, críticos em busca de uma sociedade mais justa, e cabe a nós fazermos esta diferença, direcioná-los para o campo dos estudos e pesquisas, tendo o hábito de ler, por prazer, para se informar, para questionar, para buscar novos ideais.

Enfim, o educador tem que ser pesquisador, precisa ser cuidado e valorizado cada vez mais e mais pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário